Estudantes na portaria d'O Globo aguardando o resultado do Unificado de 1980

Bom dia!

Hoje acaba a desgraça do ENEM e suas bizarrices intelectuativistas. Eu lembro muito bem de quando isso daí começou a ficar sério, em 2006, quando passou a ser “meio obrigatório”. Eu era professor de pré-vestibular e em uma aula avisei a turma de que – sério, estava na cara – um dia o ENEM seria obrigatório e universal. Não deu outra.

Mas ora essa, qual o problema?

Bem, não há nenhum problema em o ENEM ser obrigatório para o acesso à Universidade. Já experimentamos sistemas vestibulares unificados no passado, e a coisa em si foi um sucesso grande, com universidades públicas e privadas oferecendo as mesmas vagas em um único sistema regional. O Unificado da Cesgranrio no Hell de Janeiro, ou o Fuvestão em SP foram exemplos da eficácia do método.

Sei, OK. Todo mundo achou MESMO que o SISU/PROUNI eram invenções petistas, né? Inocentes, já era pra se ter desconfiado. Pois a lógica de um Unificado como o Fuvestão era a de tentar filtrar ao máximo a entrada de alunos, fazendo com que até as universidades privadas tivessem uma porta de acesso equalizada com a das universidades públicas.

Mas você pode me perguntar… “mas não é injusto criar dificuldades para o cara PAGAR pela Universidade”? Em tese, SIM. Mas o momento era outro, e a ideia de filtragem servia justamente para filtrar o estudante que não estudava, o ativista, e acabava resvalando no pobre que estudava em escolas ruins. E o Estado começou a degradar a qualidade da Escola em um dado momento. Acabou a grana, em linhas gerais.

Some-se a isto a mudança de paradigma dos anos 1980, com a entrada em cena do progressismo na estrutura escolar, com o gradual abandono da metodologia de avaliação de desempenho do aluno, com a entrada na Universidade de professores ideologicamente indexados que relacionavam o interesse do Estado em “excluir” com a noção de “exclusão social deliberada”, uma das fontes das crises estudantis na Europa dos anos 1960 e que buscavam “transformar a educação” via forçar o Estado a agir favoravelmente à universalização do ensino.

Deste pessoal sai a “inovação”, Brizola e os CIEPS, Freire na educação de SP, o Niskier dando pitaco e mais o pessoal da Unicamp com progressismos… Destas ideias saem os artigos da Constituição que versam sobre a “universalidade do ensino”, sobre de como o Estado é OBRIGADO a atender a TODOS os alunos e de como a iniciativa privada é posta em segundo plano dentro deste processo.

Quando a CF é posta em vigor, o pessoal progressista dá o salto e assume de vez as rédeas da Educação a nível formativo. Sintomaticamente um ano antes a UFRJ abandona o Unificado para fazer seu “vestibular isolado”, já buscando fugir da “crescente perda da qualidade do sistema universal de acesso”. As demais universidades federais do Hell até 1991 estavam todas cuidando de seus próprios vestibulares, cada qual tentando manter seus sistemas de filtragem próprios e sustentanto um elevado nível de acesso.

Em sequência, na capital de SP começaram a aparecer movimentos populares ligados à Igreja Católica pedindo “acesso”, e reivindicando o “direito à Educação”. No próximo texto eu faço as correlações entre locais, personagens e queixas, ficaria muito longo explicar isso.

10+
  • avatar
  • Manco 11 de novembro de 2018 at 08:32

    First

    0

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 08:34

      LIKE
      bom dia!

      0

      • Manco 11 de novembro de 2018 at 08:41

        Bom dia!
        Vai dar ruim pra globo ano que vem, geral já percebeu que a nova era chegou:
        Bolsonaro no teleton
        Verba publicitária pública vai minguar
        Atores e apresentadores querendo lacrar ferrando com o Ibope vão espantar cada vez mais os anunciantes
        Apresentadores de outras emissoras metendo o pau na globo

        10+

        • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 08:49

          Vi o vídeo do JB no Teleton. Pro SS, que andou criticando, falando mal do JB, foi uma esfregada excelente. Tem de ser SIM maior do que seus críticos. SS nunca mais fala mal do JB na vida.

          6+

  • windville 11 de novembro de 2018 at 08:40

    Bom dia folks,

    Saudades do tempo dos vestibulares, o Enem virou um embuste mesmo. Bom tópico Barna.

    2+

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 08:48

      Tenho saudade mesmo da competição, da briga justa, de entender e estudar editais, estatísticas, chamar os alunos na chincha, dar esporro pro pessoal ir mais aterrorizado para a prova e voltar dela mais assutado ainda, mas ciente da realidade, mais pronto para o “mundo real”. O aluno de pré que enfrentava o mesmo desafio que o cara “da zona sul”, e que vencia de forma correta, por ele mesmo. Nenhum cursinho jamais aprovou ninguém. Quem passa é o aluno. O ENEM aniquilou a forma de se estudar, virou uma calda rala de conhecimento entupida de achismos e quimeras culturais. Hoje o aluno passa e nem sabe para onde, ou como. Não pode mais escolher onde focar estudos, fica tudo disperso. Lamentável.

      12+

      • Manco 11 de novembro de 2018 at 08:54

        Qual é o reflexo disso no mercado de trabalho? Aqui no interior de SP tem várias especialidades no Senai que não começam por falta de alunos e por incrível que pareça as empresas sentem falta e não conseguem contratar jovens nessas especialidades. Coloquei empresas, mas o exemplo é de onde eu estou, o rh parece que até desistiu.

        1+

        • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 09:02

          MAnco, o problema é: O jovem sai hoje sem um guia, uma referência. Ele vai pro bacião do ENEM… e vai lá ficar rodando e rodando igual bosta no vaso até se achar. Muito disso vem da ideia de que o jovem d e hoje não quer mais o trabalho tecnico. Ontem eu estava no churrasco do anivrsário de meu pai, e o mecânico do carro dele, amigo de anos, estava contando que não quer deixar seus filhos, meninos, chegar perto da oficina dele. Prefere que os meninos “estudem, para ser algo a mais na vida”. é a merda da ideologia de desprezo pelo trabalho, que infuencia a todos.

          8+

          • Manco 11 de novembro de 2018 at 09:14

            E os poucos que talvez tenham devem ser influenciados pela maioria

            1+

          • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 09:15

            Hmm… Já teve discussão sobre isso, o “fetiche do diploma”.

            Há uns 40, ou até 30 anos atrás, até se podia dizer que “diploma é garantia de sucesso”. As ditas “profissões de nível superior” auferiam boas remunerações, enquanto, nos “trabalhos manuais”, recebia-se pouco.

            Daí, de certa forma, é possível entender esse desprezo pelas ocupações que não eram “de nível superior”.

            Hoje, o sujeito pode receber mais com os “trabalhos manuais”, do que com o “canudo”.

            Curioso esse negócio de manter conceitos que valiam há duas gerações atrás, mas agora, não mais.

            6+

            • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 09:21

              O mundo mudou demais nos últimos vinte anos. O problema é que nossa educação, não mudou nem tem gente dentro da máquina com disposição de a modificar, pondo a máquina na direção certa.

              2+

              • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 09:25

                O mais bizarro, é que estrutura para isso já existe (cursos técnicos, p. ex.), o que, ao menos teoricamente, facilitaria essa mudança de paradigma.

                A questão é, sobretudo, (des)cultural.

                2+

                • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 09:34

                  Nosso problema e essencialmente cultural, mesmo. Perdemos uma geração inteira.

                  2+

              • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 09:43

                E, dentro do (des)gobierno petralha, o ensino superior foi hipertrofiado. Se for verificar:

                * A capacidade do Estado de bancar essa ampliação.

                * A necessidade do mercado por mão-de-obra qualificada.

                A conta não fechava (se a Banânia estivesse com um crescimento chinês, OK. Mas não era o caso).

                No caso das faculdades privadas, parece óbvio. FIES e PROUNI serviram para gerar pixulecos.

                No caso das faculdades públicas. Tinha a questão de arrebanhar apoiadores do P*T. Mas, o objetivo final, permanece nebuloso.

                3+

          • Bruno L 11 de novembro de 2018 at 09:20

            “Prefere que os meninos “estudem, para ser algo a mais na vida”: nós sabemos que estudo não necessariamente confere qualificação, mas título por cumprir certas obrigações. Mas as pessoas que tiveram de trabalhar e não passaram por uma faculdade têm uma falsa sensação da realidade, principalmente da realidade atual. Em algumas áreas, como mecânica, é capaz do mecânico ensinar o professor.

            A pessoa pode ter um Phd em Engenharia Elétrica e não saber fazer um quadro para colocar o diploma (são casos reais de ex-colegas de laboratório e não achismo). Essa é nossa realidade.

            Pega o currículo de Engenharia atual de uma Unicamp/Usp/Unesp etc: tem 30% de humanas, 40% de matéria de ensino médio (Física I-IV, Química etc), 20% de teoria de fato da área e 10% de aula de laboratório. Estágio não obrigatório que pode ser substituído por um TCC/IC. E a pessoa ainda sai se achando e reclamando da alta carga horária.

            4+

            • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 09:22

              O cara vai pra UFRJ hoje e tem de aprender regra de três. Demora ANOS para passar de Cálculo I. Aí nem sabe trabalhar de peão nem consegue produção intelectual digna.

              8+

  • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 09:01

    Bom dia!

    2+

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 09:02

      DIA!!

      1+

      • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 09:07

        😀

        1+

    • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 10:37

      Viu O Silvio??
      Que 7×1!

      3+

      • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 10:38

        Eu gargalhei
        Alto

        1+

      • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 10:39

        ;D

        1+

  • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 10:14

    Herança maldita dos (des)gobiernos petralhas. E, acho que o número real é ainda maior.

    Vai… Oferece crédito pra galera… Eis o resultado.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/11/11/15-milhoes-de-familias-passaram-a-enfrentar-dificuldades-financeiras-em-2018-diz-levantamento.ghtml

    3+

    • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 10:18

      E há quem ainda esteja achando pouco!

      Bora empurrar a Banânia pro buraco, com ainda mais força!

      https://bit.ly/2DyRqVd

      1+

  • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 10:32

    Barnabezinho
    O mundo mudou demais nos últimos vinte anos. O problema é que nossa educação, não mudou nem tem gente dentro da máquina com disposição de a modificar, pondo a máquina na direção certa.

    0

    Lamento informar mas mudou sim
    Pra pior
    Tenho MEDO dos recém-formados em Medicina
    Sério
    Aconselho a rodos que se tiverem uma internação na família que chame um conhecido pra acompanhar

    5+

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 12:13

      Falo de não mudar em relação a evolução técnica.

      1+

      • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 12:16

        Sim
        Pois são os medíocres das turmas que vão para cargos de chefia e do Estado

        1+

  • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 10:36

    Pessoal
    O que tenho ouvido de TODOS, na Medicina, é de sentar no chão e chorar
    Esperar essa geração de merda sair

    Exemplinho
    Amigo coordenador de pós-graduação querendo IMPORTAR ALUNOS pois não tem NENHUM
    “Ahhh Final, as universidades do Hell são uma merda”

    ERRADO
    UMA DAS DUAS GRANDES DE SÃO Paulo

    4+

    • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 10:46

      Putz… Nem a graduação em Medicina escapa ao sucateamento do ensino universitário. 😵

      2+

      • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 10:59

        NADA
        Pode confiar

        2+

  • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 10:40

    Aí a merda é tão grande que tem que tirar TODOS e mandar embora
    https://www.oantagonista.com/brasil/o-poder-da-canetada-de-bolsonaro-na-educacao/
    Difícil é arrumar quem conserte
    Olavo já falou
    Educação é o pior do Cuzil

    8+

    • Ugo 11 de novembro de 2018 at 11:41

      Então essa ideia do Jair de criar uma escola militar em cada estado tem que ser ampliada. Pelo que vocês já falaram, essa geração é simplesmente descartável. Tem que começar do zero, nessa linha que ele falava nas eleições mesmo, de focar na base.

      O problema é ficar só limitado a umas duas dúzias de escolas militares. Tem que ser algo mais abrangente e posto em prática o quanto antes.

      4+

      • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 12:16

        Seria bom assumir o controle dos IFs e a partir destes criar uma rede básica de ensimo médio especializado.

        2+

  • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 10:51

    O Império contra-ataca.

    -https://www.oantagonista.com/brasil/temer-propoe-bolsonaro-novo-resgate-aos-estados-em-troca-de-reforma-da-previdencia/

    Sélçu Amorinha falando SHIT na CNN.

    -https://www.oantagonista.com/brasil/diplomatas-irritados-com-celso-amorim/

    1+

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 12:15

      Quem é celso amorim na fila do pão?

      1+

  • Investidor 11 de novembro de 2018 at 11:03

    Bom dia blog de pessimistas 😂

    CVR este mundo é pequeno.

    Fiquei sabendo agora cedo.

    Fui num churrasco ontem da namorada do meu cunhado, esqueminha só pra família. Tinha um cara que não era estranho pra mim, sou bom pra guardar fisionomia. Forcei a caixa preta pra lembrar mas não consegui.

    Hoje conversando com a minha esposa, perguntei daquele cara e ela me falou que ele é oficial de justiça. Perguntei o nome e minha sogra falou que era Guilherme (minha sogra já conversou com ele).

    Aí liguei os pontos, fui no Facebook pois na época do Bolha já havia descoberto a identidade dele.

    E não é que eu estava no mesmo churrasco que o GB 😂😂

    14+

    • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:11

      bahhhhh GB.!!! então é Guilherme!!! nome de um sobrinho meu!!!
      …fala mais!! kkkkk

      1+

      • Investidor 11 de novembro de 2018 at 11:14

        Ele tava de boa jogando futebol com os filhos dos sobrinhos. Minha sogra conversou com ele em outra ocasião e falou que é um cara muito bem informado.

        2+

        • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:53

          hummmm….hummmmmmm……

          1+

        • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 12:14

          Que azar hein… hahahahaha!

          3+

          • Investidor 11 de novembro de 2018 at 12:17

            😂😂

            2+

            • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 12:19

              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

              2+

    • gb 11 de novembro de 2018 at 13:27

      Não acreditem nele, tirando uns quilinhos a mais esse churrasco nunca aconteceu.

      5+

    • Dioclésio 11 de novembro de 2018 at 14:18

      Põem pequeno nisso…

      2+

  • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:09

    Bom diaa!!!
    Silvio Santos para Bolsonaro: “Você fica oito anos no mandato e depois Moro fica mais oito”
    SALVAR
    Brasil 11.11.18 10:43
      
    Jair Bolsonaro participou na noite de sábado da campanha do Teleton no SBT.

    O presidente eleito telefonou para o apresentador Silvio Santos e entrou ao vivo no programa.

    “Presidente, eu fico muito contente por receber um telefonema seu. Isso porque, nesses 21 anos em que faço o Teleton, é a primeira vez que um presidente me dá esse prazer. Então gostaria de cumprimentá-lo, de parabenizá-lo”, disse o dono do SBT.

    Depois do agradecimento, Silvio Santos disse que gostaria ver Bolsonaro no poder por dois mandatos consecutivos:

    “Aliás, eu não vou falar aquilo que penso, mas acho que nos próximos oito anos o senhor vai ficar no nosso governo e depois nos outros oito anos, tenho a impressão, é um palpite, não sou político, mas a sua escolha do juiz Sergio Moro. Então eu acho que você pode ficar oito anos, depois passando para o Moro e ele fica mais oito. Então, o Brasil vai ter 16 anos de homens com vontade de fazer o Brasil caminhar. Pode ser que isso não aconteça, mas se depender, eu não vou viver até lá, é claro, mas se depender da minha vontade e das pessoas que querem um Brasil pra frente, oito anos com Bolsonaro e oito anos com Moro, [o país] vai ter 16 anos de um bom caminho. Peço a Deus que isso se realize.”

    10+

  • Investidor 11 de novembro de 2018 at 11:20

    View post on imgur.com

    Não é a bolsa dolarizada que está barato, é o real que está muito depreciado

    1+

    • Axio 11 de novembro de 2018 at 12:32

      View post on imgur.com


      Será que os fiat moneys perderão valor?
      Será que USD continuará valorizado perante Real?
      Recessão nos EUA?
      O QE / QT do FED vão sustentar o mercado?
      Europe is falling apart?
      No one knows.

      2+

    • civilizado 11 de novembro de 2018 at 12:49

      aquele grafico de ontem…que mostra uma possível recessão nos states…salvei aqui….

      1+

      • Investidor 11 de novembro de 2018 at 12:53

        Muito bom, assistam.

        1+

  • Pobre Paulista 11 de novembro de 2018 at 11:23

    First

    1+

    • windville 11 de novembro de 2018 at 11:28

      Fala PP, Ecor vai pagar uns dividendos!

      1+

      • Pobre Paulista 11 de novembro de 2018 at 11:33

        Eu vi. Os resultados foram meio chinfrin mas tá valendo.

        1+

        • windville 11 de novembro de 2018 at 11:39

          Sim vieram ruins, no aguardo do resultado da joia da coroa ITSA.

          1+

          • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:44

            olha um bom papel que entrei foi BBEF3…não caiu nada esta semana!!! e os graficos mostram que podem começar assubir ..GS, GD ..e os demais …

            1+

            • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:44

              BEEF3

              1+

              • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:45

                se não caiu numa semana de queda…..

                1+

                • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 11:46

                  Cadê seu irmão Civilizado ?

                  0

                  • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:48

                    oi…taquiiiiiiiiiiiiii…..

                    1+

                    • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 11:51

                      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                      Agora a família ta completa.

                      1+

                    • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:52

                      😀

                      0

  • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 11:26

    FIRST com JB e SS

    Bolsonaro Liga para Silvio Santos e Faz Doação Ao Vivo no Teleton (10/11/2018)

    3+

    • windville 11 de novembro de 2018 at 11:27

      Bacana isso aí!

      1+

      • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 11:29

        Fiquei sabendo hoje, muito legal mesmo . E uma bola dentro do SS.

        1+

    • civilizado 11 de novembro de 2018 at 11:34

      R….rsrsrsrs

      1+

  • civilizado 11 de novembro de 2018 at 12:00

    Agora esta que tbm mora lá fora, vem dando seus pitacos !!! era só o que faltava!!
    POLÍTICA
    Um recado para Gisele Bündchen que disse o seguinte: “Fusão de Ministérios é retrocesso”

    Essas celebridades não se cansam nunca de meter a colher onde não são chamadas.

    A última foi a modelo Gisele Bundchen que, do alto do seu salto, resolveu dar uma ” aula” de governança, ao afirmar solenemente: “Fusão de Ministérios é retrocesso”.

    Gisele, fofinha,

    Retrocesso seria darmos crédito à opinião de alguém que há décadas não vive no Brasil, não sabe o que é Brasil, não vive a nossa realidade, e que passou a vida utilizando o corpo para os interesses alheios e o cérebro apenas para os interesses próprios.

    No dia que as políticas de Estado forem resolvidas numa passarela, por um monte de anoréxicas, cuja função primordial é ser cabide ambulante de roupas esquisitas, talvez aí o que você pensa poderá ter algum significado. Isso se pedirmos a sua opinião.

    Mas enquanto isso não acontece, por mais que você tenha dinheiro, recolha-se à sua insignificância.

    Povo Brasileiro.

    13+

    • Final Countdown 11 de novembro de 2018 at 12:17

      Pra esse povo UM argumento encerra:

      Você sabe quanto de carbono uma viagemzinha de helicóptero ou jatinho produz?

      6+

    • gb 11 de novembro de 2018 at 13:02

      “A decadência da sociedade é louvada pelos artistas assim como a decadência de um defunto é louvada pelos vermes.” Gilbert. K. Chesterton

      Resumindo, eles precisam falar merda para continuarem com seus 15 minutos na mídia.

      3+

  • gb 11 de novembro de 2018 at 12:56

    Eu fiz o ENEM uma vez, na época eu estava pensando em entrar em uma segunda graduação na faixa, kkkkkkkkk, aí tava lá no ENEM uma questão perguntando a data do ramadã, achei um absurdo pois essa resposta é um fato óbvio para um grupo religioso mas não é para os outros, as pessoas reclamaram mas o pessoal do MEC disse que isso era multiculturalismo, ou seja, segundo eles vc é obrigado a conhecer as outras religiões mas as outras não são obrigadas a conhecer a sua.

    O problema é que isso não mede o conhecimento daquele grupo, seria o mesmo que perguntar a data do Natal para católicos, todos os católicos sabem disso, isso não mede conhecimento nenhum de ninguém, aí acabei desistindo de uma segunda graduação, imagina agora sabendo que não conhece nada da linguagem secreta dos travestis, kkkkkkkkkkk.

    5+

    • gb 11 de novembro de 2018 at 12:59

      e eram duas questões sobre isso, não era só essa, tinha outra ali tratando do islamismo, que quem era saberia responder de imediato, questões dadas de graça para eles.

      e mesmo hoje eu não saberia responder nenhuma das duas, daqui a pouco vão perguntar sobre títulos do corintians e coisas do tipo, foda-se o politicamente correto.

      6+

      • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 13:05

        churrasco tava bom no fim de semana? deu oi pro colega mais ali em cima??? 😀

        2+

        • gb 11 de novembro de 2018 at 13:15

          comi muito e fiz exercício no mesmo local para compensar isso, kkkkkkkkk, foi bem legal, a molecada hoje em dia não sabe chutar, precisavam de um técnico.

          só não entendi se o colega era o gordinho com camisa do corintians que a esposa estava esperando um filho ou o outro baixinho que era pintor industrial e que não parava de beber, kkkkk (melhor não entrar em detalhes em nenhum dos dois casos)

          e, meus pais falando para o gordinho corintiano para eles terem mais de 1 filho e ele fugindo da raia, kkkkkkkkk, eu só lá ouvindo isso, kkkkkkkkk.

          o pior é que eu gosto dessa família deles, os sogros dessa minha sobrinha são bem legais.

          tinha uma bonitona lá para dar em cima mas ela estava com cara de poucos amigos.

          3+

          • Birolho 11 de novembro de 2018 at 13:17

            Chuta que é macumba!

            Churrasco com o rato, QUE FALTA DE OPÇÃO!

            3+

            • gb 11 de novembro de 2018 at 13:21

              6 tão bravos que eu não sou vegano, kkkkkkkk.

              1+

              • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 13:53

                Em algum lugar da China o pesoal come rato no espeto.

                1+

                • jack 11 de novembro de 2018 at 14:36

                  Comecei a ver aquele série politicamente correta 3%, de repente o cara assando uns ratos kkkk foi a única cena boa :p

                  1+

                  • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 14:58

                    só isso mesmo, a série em si é muito xexelenta.

                    1+

                    • jack 11 de novembro de 2018 at 16:17

                      Sim, parece novela, sei lá kkkkk

                      1+

                    • jack 11 de novembro de 2018 at 21:51

                      Ah, e aquela música tema, tipo de escravo, eu não consigo gostar kkkk

                      0

          • civilizado 11 de novembro de 2018 at 13:21

            eithaaaa o rato!!!

            1+

            • civilizado 11 de novembro de 2018 at 13:22

              falaaaaa GB!!! sumidooo!!

              1+

              • gb 11 de novembro de 2018 at 13:22

                quem é vc ?

                2+

                • civilizado 11 de novembro de 2018 at 13:23

                  ahhh sempre civilizado ta ratinho…rsrsrs lá do primeiro bolha…

                  1+

                  • gb 11 de novembro de 2018 at 13:26

                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu sei, eu sou um amorzinho de pessoa, a memoria (ou o interesse nisso) é que não ajuda muito.

                    1+

                    • civilizado 11 de novembro de 2018 at 13:26

                      tem que manter isso , viu?..kkkkkkkkk

                      2+

                    • civilizado 11 de novembro de 2018 at 13:29

                      vou comer um churras!!!!….aparece mais ai ratinhoooo!!!

                      2+

  • civilizado 11 de novembro de 2018 at 13:20

    asitem isso…pegado!!! vão vendo!!!

    2+

  • gb 11 de novembro de 2018 at 13:29

    Aí jente, não acreditem em pessoal vindo falr aqui em pseudo churrascos que não ocorreram, eu sou vegano convicto e tenho como provar.

    2+

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 13:54

      O que tu é, é outra coisa… vegano é quem não come carne.

      1+

      • Mente do Mal 11 de novembro de 2018 at 13:59

        Vegano come donuts?

        1+

      • gb 11 de novembro de 2018 at 15:50

        eu sou vegano durante a semana e carnivoro de final de semana por causa dos churras

        1+

  • gb 11 de novembro de 2018 at 13:30

    Sério, se esse cara falar pra minha sobrinha que eu tenho dinheiro investido aí eu tô lascado na família, essa minha sobrinha queria me obrigar a dar R$ 200,00 pra ela de aniversário e eu consegui escapar disso, kkkkkkkkkkk.

    2+

    • Investidor 11 de novembro de 2018 at 14:15

      Gordinho com camisa do Corinthians não cara. Só corintiano mesmo. Fica tranquilo que não vou falar do seu milhão…..kkk

      2+

      • Investidor 11 de novembro de 2018 at 14:19

        Li aqui pra esposa grávida, ela tá puta. Falou q pode chamar de tudo menos gordinho 😂😂

        3+

        • gb 11 de novembro de 2018 at 15:11

          Olha o nível da conversa, tipo meus pais falando que vc precisaria de outro filho, vc disse que precisaria de outro emprego e eles disseram:

          “- Isso é com vc.”, kkkkkkkkkkk

          Eu devia ter notado que vc era rentista.

          4+

          • Investidor 11 de novembro de 2018 at 15:19

            Meio filho pra mim já era suficiente….KKK

            Ali já me entreguei que era um dos mukis

            4+

          • Investidor 11 de novembro de 2018 at 15:21

            Pra rentista preciso comer muito feijão ainda

            0

          • gb 11 de novembro de 2018 at 15:45

            se vc não disser pra minha família que eu tenho dinheiro eu guardo esse seu sergredo de vc ser rentista tb, no próximo churras a gente cria um aperto de mão secreto pra gente saber que somos do mesmo grupo mas ou outros não saberão nos identificar.

            3+

            • Investidor 11 de novembro de 2018 at 15:52

              😂😂

              2+

  • Mente do Mal 11 de novembro de 2018 at 14:14

    Gostamos de pagar juros, hein?
    -https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/11/venda-de-automoveis-financiados-volta-a-crescer-no-brasil.shtml

    2+

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 14:58

      LIKE pra Doblô de cem mil reais!
      Mas o que bombou isso daí foi o mercado de PCD, né.

      2+

      • Mente do Mal 11 de novembro de 2018 at 15:02

        Tomara que o Paulo Guedes derrube as tarifas, para podermos comprar carros no Paraguai.

        2+

  • bomberman 11 de novembro de 2018 at 15:43

    Se liguem nas desculpas que a Grobu e o Brizola deram para as declarações do Figueiredo.

    1+

  • gb 11 de novembro de 2018 at 16:10

    Eu sou vegano durante a semana e carnivoro de final de semana por causa dos churras.

    Quem estiver incomodado, who cares ? MODE ON.

    2+

    • civilizado 11 de novembro de 2018 at 16:12

      ta certooo!!!temos que ser ecléticos!!!

      2+

  • Intendente 11 de novembro de 2018 at 16:36

    Fds voltando de Petrópolis, só lazer.

    Dei aquela passada no Museu Imperial, vai que pega fogo, né?

    Cidadezinha show de bola.

    Sem mais,

    Oi.

    5+

    • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 16:47

      Oi

      1+

      • Ardêncio 11 de novembro de 2018 at 17:08

        Oi

        1+

    • Barnabezinho 11 de novembro de 2018 at 19:28

      tive lá ontem, fresquinho…

      2+

  • Bruno L 11 de novembro de 2018 at 17:46

    “As questões de Matemática e Física foram uma palhaçada, parece que foram direcionadas para quem fez cursinho. Quem sai do ensino médio em escola pública não tem a menor chance”

    Pra quem fez cursinho ou pra quem estudou?

    “https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,candidatos-reclamam-de-prova-dificil-e-seletiva,70002603785”

    2+

    • MrCitan 11 de novembro de 2018 at 17:59

      Nego acha que dá pra aprender matemática só lendo Quebrando o Toba e Catraca Presa.

      2+

      • Bruno L 11 de novembro de 2018 at 18:00

        “Concorrendo ao curso de Farmácia, ele havia prestado Enem em 2017 como treineiro. “Não fiz cursinho, mas estudei muito pelo Youtube”, disse.

        1+

  • Bruno L 11 de novembro de 2018 at 17:54

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/11/11/interna_politica,718811/pela-1-vez-desde-atentado-bolsonaro-passeia-no-calcadao-sob-escolta.shtml

    “Segundo a assessoria, o presidente eleito foi sacar dinheiro para comprar a carne para o churrasco que decidiu fazer para os seguranças. Pouco depois do meio-dia, a assessoria de imprensa de Bolsonaro distribuiu à imprensa um vídeo em que Bolsonaro começa a fazer fogo na churrasqueira de casa. ”

    Mito é foda..

    4+

  • Axio 11 de novembro de 2018 at 18:24

    1+

  • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 18:26

    Boa noite.

    1+

    • Axio 11 de novembro de 2018 at 18:27

      Boa noite.

      2+

      • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 18:28

        🙂

        1+

      • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 18:28

        Oi

        1+

        • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 18:29

          Oi.

          1+

    • jack 11 de novembro de 2018 at 22:37

      Boa noite!

      0

  • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 18:32

    ENEM

    -https://g1.globo.com/educacao/enem/2018/noticia/2018/11/11/enem-2018-teve-mutacao-genetica-rastreamento-de-bagagem-nos-avioes-e-corrente-eletrica-dos-peixes-no-2o-dia.ghtml

    -https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/enem-2018/2018/11/11/noticias-enem,718794/acompanhe-em-tempo-real-a-aplicacao-das-provas-do-primeiro-dia-do-enem.shtml

    1+

  • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 19:08

    O Mito citando “Ódio do Bem” e “Isentões”.

    https://mobile.twitter.com/jairbolsonaro/status/1061721264627372032

    1+

  • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 19:11

    E vejam essa história que apareceu no “Isentões”. Se não me engano, já fora discutido algo parecido, no antigo BoB.

    https://mobile.twitter.com/lsentoes/status/1061218704942399488

    1+

  • Hidden (aquele) 11 de novembro de 2018 at 19:11

    Boa tarde mukis…. tutto sussa?

    2+

    • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 19:13

      Boa tarde, boa noite… Sei lá…

      2+

  • Hidden (aquele) 11 de novembro de 2018 at 19:14

    Até tu se esncostando na madeleta, falida e comunista CM88 pra falar maus… agora de educacao, meu caro psolista!!! Huuum

    2+

  • Rafael Km 11 de novembro de 2018 at 19:16

    As univesidades nasceram na idade média (ou outra, não importa) com o objetivo de concentrar o conhecimento em um local para que mais pessoas tivessem acesso a todo o conteúdo nestes locais. Numa época em que o deslocamento era feito com carroça de burros pelos mais humildes, e à cavalo, era necessário apenas um deslocamento complicado para chegar à Universidade e estudar. Lá estavam os mestres, detentores do conhecimento e produtores dele. Era também época em que não havia prensa, então os livros eram copiados à mão, necessitando permanecer na Universidade para que os outros alunos também tivessem acesso ao conhecimento. O custo de um livro deveria ser extremamente caro, inimaginável hoje. Não havia conhecimento fora da Universidade.

    Com a prensa, a Universidade manteve somente os mestres e a produção de conhecimento.

    Com a Internet no nível atual, a Universidade é desnecessária. Algumas faculdades ainda tem sua utilidade, visto que laboratórios e equipamentos ainda não estão disponíveis para todos a um custo que todos possam pagar, mas, mesmo nestes casos é relativo, pois empresas provêem laboratórios para cientistas competentes.

    Hoje temos acesso a todo o conhecimento pela internet. Até o mendigo tem acesso se quiser. Os mestres e estudantes podem se reunir eventualmente nos congressos e até mesmo online. A função da Universidade não existe mais, sendo hoje totalmente deturpada de sua função primordial.

    No início todos os alunos das universidades eram autodidatas e dependiam do conhecimento armazenado nas Universidades. Hoje o autodidata depende somente da internet. Os alunos das universidades querem apenas o diploma e os autodidatas que lá estão precisam somente do diploma auferido por estas instituições medievais.

    1+

  • Hidden (aquele) 11 de novembro de 2018 at 19:36

    Li em algum lugar que a 180dias do fim do mandato, o falecido, ops futuro ex-presidentO NÃO pode dar aumento de salário pros funças!!!

    vão chamar saphorrai de grana pro stf de que… presente de natal, ajuste, reposicao? Huuu

    2+

    • Hidden (aquele) 11 de novembro de 2018 at 19:39

      Por sînal…. as tais assinaturas pro vetaVlad já tão nos 2,5milhao!!!

      Deixa arder…

      1+

      • Jr 11 de novembro de 2018 at 19:42

        Parece que a proposta é de 2016… Então deve valer essa data e problema resolvido…

        2+

        • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 19:48

          Bem, quem eventualmente vai julgar a nulidade disso aí, é parte interessada.

          Então, deve ser isso mesmo.

          3+

    • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 19:47
      • Jr 11 de novembro de 2018 at 19:51

        Aos olhos dessa minha pessoa leiga, está claríssimo que não pode haver reajuste no tocante à essa lei… Mas duvido muito que vai servir para alguma coisa…

        1+

        • Xurupita 11 de novembro de 2018 at 20:16

          Por isso que você não pode opinar, você não sabe nem interpretar.

          Olha o que diz o §ú:

          “Parágrafo único. Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão referido no art. 20.”

          Prestou atenção?

          Vou desenhar:

          Nãoo pode aumentar DESPESA.

          Ora, todo Jurista sabe que GASTO com o Judiciário não é DESPESA e sim INVESTIMENTO!

          Bah. Fico aqui brincando mas vi uma distorção exatamente igual dos Doutos do STF. Não duvido repetirem a dose.

          4+

          • Jr 11 de novembro de 2018 at 20:22

            Também não duvido…

            4+

          • Mineirausfall 11 de novembro de 2018 at 20:24

            Seria cômico se não fosse trágico.

            E, como se tratam de parte interessada, já viram.

            2+

            • Jr 11 de novembro de 2018 at 20:29

              O problema é que eles vão dizer isso mas de forma rebuscada após horas e horas de lenga-lenga jurídico…

              3+

  • civilizado 11 de novembro de 2018 at 19:43

    PUBLICIDADE

    inRead invented by Teads

    Escolas de samba devem captar R$ 28,6 milhões via Rouanet
    SALVAR
    Brasil 11.11.18 18:57
      
    As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro esperam arrecadar R$ 28,6 milhões via Lei Rouanet em 2019, relata O Globo.

    O Minc autorizou a captação para as 12 escolas.

    que fanfarra!!!!

    3+

  • bolha buritis 11 de novembro de 2018 at 19:57

    Fim nostálgico do PT… Agora ataca Exército por sua “destruição moral”

    Leudo ao vivo

    1+

  • Axio 11 de novembro de 2018 at 20:37

    1+

  • Pobre Paulista 11 de novembro de 2018 at 20:38

    Mineirausfall
    O Mito citando “Ódio do Bem” e “Isentões”.

    Ódio do bem não é do cara do ILISP, que vive metendo o pau no Bolsonaro?

    1+

  • Ugo 11 de novembro de 2018 at 21:04

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Questão sobre nióbio, tema de Bolsonaro, prova isenção do Enem, diz professor

    1+

  • MrCitan 11 de novembro de 2018 at 21:31

    Maçonaria virou carne de vaca agora?
    Tô vendo aqui documentário no Nat Geo sobre os “Rituais Secretos”.
    Como o documentário é voltado para a AL, é interessante em ver influências da maçonária em lugares como a Argentina, Uruguai, México.

    0

  • MrCitan 11 de novembro de 2018 at 22:21

    Hoje foi celebrado os 100 anos de independência da Polonia.
    Esperamos que em 2022, a festa de 200 anos de independência do Brasil seja tão grandiosa quanto esta.

    0

    • Pobre Paulista 11 de novembro de 2018 at 22:23

      Eu espero que em 2032 estejamos celebrando a independência de São Paulo 😉

      2+

      • MrCitan 11 de novembro de 2018 at 22:53

        Não acho difícil, mas só acho lastimável que os maiores apoiadores disto serão partidos de esquerda.

        0

  • Elanaine Santana 11 de novembro de 2018 at 22:23

    Elanaine Times está de cara nova e artigo novo. Há um jornal imitão e esquerdista em NY que está a morrer de inveja:

    https://www.elanaine.com/2018/11/11/quem-tem-medo-de-roger-scruton/

    3+

  • jack 11 de novembro de 2018 at 22:38

    Já que vocês estavam falando de educação, deem uma avaliada aqui se vai:

    https://twitter.com/hashtag/AprendiNoEnem?src=tren

    0

    • Pobre Paulista 11 de novembro de 2018 at 22:44

      Já foi, faz tempo

      0

  • Sideshow Bob 12 de novembro de 2018 at 05:52

    First

    0

  • gb 12 de novembro de 2018 at 08:59

    Bom dia jente, pessoas e rentistas, tem algum médico psicológico aqui ?

    Como sabem troquei de cidade ano passado, cidade pequena e inexpressiva, não deu muito certo, problemas com os nativos e com o pessoal lá do fórum, me colocaram em auxílio-saúde por problemas psicologicos recebendo salário, agora chamaram para mais uma perícia mas algo que chamaram de “CONVOCAÇÃO PARA PERÍCIA MÉDICA PARA VERIFICAÇÃO DE CAPACIDADE LABORATIVA E ESTUDO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ”, queria achar alguém que ateste que estou super fofo e legal para poder voltar a trabalhar, sem uma segunda opinião esse povo vai acabar me aposentando por invalidez e eu não me sinto inválido, muio pelo contrário.

    Tem alguém aqui no grupo ?

    1+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.